CURRÍCULO



FORMAÇÃO E PESQUISA



Oficina de Percussão pela Secretaria Municipal de Cultura de Embu das Artes/SP - Coordenada pelo músico-percussionista Caçapava.

Estudos particulares de percussão com o professor Caçapava - São Paulo/SP.

Curso de Dramatização e Expressão Corporal pela Secretaria Municipal de Embu das Artes/SP - Coordenada pela atriz e diretora Camila Penna.

Estudos de Percussão no Conservatório de Música Souza Lima/SP - Coordenados pelo professor Dinho Gonçalves.

Curso Guardanapos da Revolução na Casa de Cultura do Butantã - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Orientação José Carlos Capinam - São Paulo/SP.

Pesquisa sobre Cultura Popular no Vale do Jequitinhonha (levantamento de grupos, ternos e manifestações folclóricas) - Vale do Jequitinhonha/MG.

Oficina de Djembê com o nigeriano, radicado na França, Arona N’Diaye, no Festival de Arte Negra (FAN) - Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Oficina de Danças, Brincadeiras e Construção de Instrumentos Percussivos com a Companhia de Danças Tradicionais de Burkina Faso - África Central, no Festival de Arte Negra (FAN) - Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Workshop Rítmico com a bailarina e coreógrafa nigeriana, radicada na França, Inno Sorse, no Festival de Arte Negra (FAN) - Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Pesquisa de Campo dos Tambores do Marabaixo, (Cultura Popular Macapaense) no Encontro Anual dos Tambores na Comunidade de Curiaú – Macapá.

Trabalhos e pesquisas durante 8 anos com o Teatro Popular Solano Trindade sob direção da pesquisadora de Cultura Popular Raquel trindade de Souza (a Kambinda).

Pesquisa de campo dos Tambores do Congo Capixaba (fincada de mastro de São Benedito) nas comunidades de Barra do Jucú e Serra/ES.

Pesquisa de campo de Cultura Popular Afro-Cubana em Santiago de Cuba (mais especificamente "As Comparsas e a Organização das Congas do Carnaval Santiagueiro") Cuba.



Oficinas Ministradas



Oficina de Percussão na Creche Natália Grenhalgh de Campo Limpo - Secretaria Municipal do Bem-Estar Social/SP. 1989

Oficina de Percussão na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)/SP - Dirigida à formação musical e orientação na construção de tambores e instrumentos de percussão musical para professores da Rede Estadual de Ensino. 1989

Oficina de Percussão na FDE/SP - Esse trabalho teve a tarefa de resgatar a Bandinha Rítmica e a Fanfarra das Escolas Públicas. 1990

Oficina de Percussão na Associação Comunitária Monte Azul/SP - Dirigida a pessoas da comunidade, teve como objetivo a iniciação musical teórica e prática.

Oficina de Dança Folclórica na Associação Comunitária Monte Azul/SP - Dirigida a crianças do Centro de Juventude da Favela Monte Azul e Vila Nova Peinha.

Projeto Feriasp - Oficina de Dança Folclórica pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Dirigida a crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

Oficina de Danças e Lendas 1 - Dentro das Oficinas Culturais Maestro Juan Serrano - Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Dirigida a crianças, adolescentes e adultos.

Oficina de Danças e Lendas 2 - Dentro das Oficinas Culturais Maestro Juan Serrano - Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Dirigida a crianças, adolescentes e adultos.

Oficina de Danças e Lendas 3 - Dentro das Oficinas Culturais Maestro Juan Serrano - Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Dirigida a crianças, adolescentes e adultos.

Oficina de Iniciação à Construção de Instrumento de Percussão e Iniciação Musical - realização SESC/Interlagos - SP.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão e Iniciação Musical no XI FESTIVALE (festa anual da cultura popular do Vale do Jequitinhonha/MG).

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão da Lagoa do Nado - Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG.

Oficina de Percussão e Ritmo da Lagoa do Nado - Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Belo Horizonte/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos Percussivos para crianças do sopão de Capim Branco - Fundação Gabarito - Minas Gerais.

Oficina de Percussão para crianças do sopão e da comunidade de Capim Branco - Fundação Gabarito - Minas Gerais.

Oficina de Construção de Instrumentos Percussivos com alunos e professores da rede municipal de Betim - Secretaria Municipal de Educação de Betim/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão no SESC Araxá – Macapá/AP.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão e Coordenação da Bateria da Escola de Samba da Associação dos Catadores de Papel de Belo Horizonte (Asmare) pela Belotur – Belo Horizonte/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão no Espaço Bem-Te-Vi para crianças em Liberdade Assistida da Prefeitura Municipal de Ipatinga – Ipatinga/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão no Espaço Oficina Escola. Secretaria Estadual de Cultura – Betim/MG.

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão e Coordenação da Bateria da Escola de Samba da Associação dos Catadores de Papel de Belo Horizonte para a população de rua, meninos da Banda Miguilim, catadores de papel, Banda Arautos do Gueto e convidados na abertura oficial do carnaval de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG.

Oficina de percussão no projeto Cordas e Batuques aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura em: Juiz de Fora, Piracicaba e João Monlevade.

Oficina de Percussão na Festa de Agosto( Festa dos Catopês) em Montes Claros/2006. Realização Prefeitura Municipal. MG

Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão No Festival de inverno de Ouro Branco. Realização Prefeitura de Ouro Branco- MG

Oficina de iniciação a percussão no Cariri, na cidade de Pio IX para adolescente das escolas publicas municipais. Realização Prefeitura Municipal- Pi

Oficina de percussão para o grupo Sons da Mata em Leopoldina Zona da Mata- MG.

Oficinas No Conexão Vivo de Musica com o Projeto Percuciência na Estrada em Betim, Itabira, Uberlândia e Poços de Caldas -MG

Oficina de percussão e construção de instrumentos de percussão em Santo Antonio do Jacinto- MG

Oficina "Sons que contam historias" No simpósio de contadores de Historias do Sesc Rio/ Realização Prieto produções. 2007 e 2009.

Oficina de iniciação a percussão em Padre Paraíso - MG. Realizada pela Prefeitura em parceria com o Cras Local.

Oficina de iniciação a percussão na semana de cultura de Jequitinhonha-MG. Realização casa de cultura de Jequitinhonha.



Workshops



Percussão. Espaço Cultural Kiriri - Embu das Artes/SP. 1987

Percussão e Show de Música Afro-Brasileira. Esquina do Artista - Itapecerica da Serra/SP. 1987

Percussão. Dirigido a pacientes deficientes mentais da Casa de Saúde da Vila Maria - Secretaria Estadual de Saúde/SP.1988

Percussão. Primeiro Encontro Nacional de Meninos e Meninas de Rua - Secretaria Municipal do Bem-Estar Social/SP.1987

Percussão, trabalho dirigido a crianças internas da Missão Ramacrisna - Betim/MG.1994

Percussão. "O Tambor que Fala". Comemoração do aniversário do Movimento Negro Unificado (MNU). Bairro Alto Vera Cruz - Belo Horizonte/MG.1997

Percussão. "O Tambor que Fala" para crianças carentes. Centro Cultural Alto Vera Cruz. Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte – Belo Horizonte/MG. 1997

Percussão. "O Tambor que Fala" no Centro Cultural Lagoa do Nado. Secretaria municipal de Cultura de Belo Horizonte – Belo Horizonte/MG.

Música e Danças Brasileiras no Conservatório de Santiago de Cuba dentro do festival do Caribe. Apresentação de: Rafael Breea (Historiador Musical e Etnólogo), José J. Padilha Sanches (Pesquisador) e Rafael Torres (Musicólogo) – Cuba.1997

Música e Danças Brasileiras para o Balé de Santiago de Cuba (corpo de baile, solista e mestre Emir Garcia) – Cuba.



Trabalhos e participações




Trabalho realizado na Fundação de Artes Aleijadinho (FUMA). Oitavo Seminário Interno de Educação Artística - Promoção da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas gerais (UEMG) - Belo Horizonte/MG.



Trilha da mini série Palmeira seca, para a Rede Minas( tv Cultura de Minas Gerais)juntamente com o violeiro Chico Lobo,

Trilha original do documentário Muita Gente Desconhece de Werinton Kermes juntamente com O violeiro Zeca Collres, filme ganhador do festival de Gramado 2005 como melhor curta na categoria independente e melhor trilha original da 28 edição do festival Guarnice de São Luiz do Maranhão.