Oficina Sons da Mata em Leopoldina

Oficina Sons Da Mata em Leopoldina


Estive em Leopoldina nos dias 5, 6, e 7 ministrando uma oficina de percussão para os integrantes do grupo de percussão Sons da Mata na Usina Cultural de Leopoldina, grupo esse que tem a regência da professora Rosenilha Fajaardo Rocha. Por decisão do próprio grupo abordamos a rítmica Mineira trabalhando ritmos como: o Batuque do Jequitinhonha, o marujo, o catopé, o congo, o Moçambique, o caboclo...
Como se trata de um grupo muito bem organizado pela professora e demais pessoas que formam a coordenação, o trabalho pode ser abordado de forma diferenciada, e o aproveitamento Maximo, onde os ritmos trabalhado eram definidos previamente pelo próprio grupo.





Como já é característica das minhas oficinas alem da abordagem pratica dos ritmos também é trabalhado as histórias, ritos, religiosidade, tradição, hereditariedade, função dos mesmo e suas abordagens históricas. Dentro do grupo essa necessidade se fez também pelo aspecto já desenvolvido pedagogicamente com a orientação do antropólogo Osvaldo Giovannini Jr, tópicos sobre a cultura popular e pesquisas de campo já fazem parte do cotidiano curricular do grupo por tanto gestões ligadas a historia e a pesquisa já são desenvolvidos .
















Um outro aspectos interessante dessa oficina em particular foi o fato de que todos fizeram a oficina, alunos e orientadores, e isso ajudou muito, pois as pessoas responsáveis estavam presente o tempo todo ajudando na organização e orientação do alunos. Ao final chegou -se a resultados e metas esperadas, tendo o grupo agora muito trabalho a fazer a partir do que foi semeado durante a oficina.
-----------------------------------------------------------------------------



-----------------------------------------------------------------------------


Taí, oficina de ritmos brasileiros deveria chamar-se antropologia da música. Mais do o silêncio brincando de som, mais e mais... marca eterna na vida de quem tem a sorte de encontrar com alguém tão consistente como carlinhos ferreira! Valeu por tudo! parabéns!

Fabrícia Valle
Grupo Tambuzada (Juiz de Fora)



------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Unknown disse...

[i]Ah to postandoo meu comentario aqui tambem...porque foi muito boa essa oficina.
O trabalho dele é magnifico aprendi muito...
Ele tem um modo de explicar de maneira diferente na diversao e isso pra mim foi muito bom.
Carlinhos obrigada pelo trabalho que você fez com a gente aqui em leopoldina ...
E espero que tenhamos mais oficinas com você um abraçao de todos os entegrantes do GRUPO SONS DA MATA...
valeu por tudo!!!

Grupo Sons da Mata disse...

Salve, salve Carlinhos Ferreira!!!!
Só tenho que agradecer pela oficina totalmente descontrutora de pré conceitos, pelo seu carinho com o Projeto e principalmente por ter conhecido essa pessoa que é Carlinhos Ferreira.
Um grande beijo
Thaylis