Oficina em Poços de Caldas, no Conexão Telemig Celular

Estou realizando um projeto aprovado pela lei de incentivo à cultura de Minas Gerais e patrocinado pela Telemig Celular chamado Conexão Telemig Celular, o projeto acontece em cidades do interior de Minas e Belo Horizonte, além de shows musicais que, com certeza, fazem a divulgação do mapeamento da música no estado, são promovidas oficinas e palestras sobre o fazer musical, que contemplam desde aulas de música propriamente, até cursos ligados a elaboração de projetos, som, iluminação, gestão, articulação, desenvolvimento e produção musical .... Cujos resultados causam uma movimentação no cenário local e por que não dizer no estado. . Nesse final de semana de 27 à 30 de setembro o projeto aconteceu em Poços de Caldas, onde estive lançando O CD Percuciência e também realizando minha oficina de Iniciação a Percussão. Com o publico formado em sua maioria por pessoas da cidade, ali estavam presentes: atores, professores, músicos, capoeiristas, dançarinos, contadores de histórias e pessoas da comunidade, incluindo crianças. A turma, que a princípio seria de 25 alunos, foi realizada com mais de 40. Os resultados obtidos foram muito bons, tendo um retorno super legal por parte dos alunos participantes. A base do trabalho desenvolvido foi o mesmo que venho fazendo a alguns anos. Novamente foi trabalhado o conceito da "desconstrução" de idéias que atrapalham ao invés de ajudarem na abertura do pensar para o conhecimento. Música é e tem que ser para todos e tem que ser incentivada na pessoa desde seus primeiros passos como protagonista de sua história e expressividade. A criança precisa ser livre para poder investigar à vontade o universo sonoro que a rodeia. Ao acontecer isso teremos com certeza sujeitos muito mais felizes e soltos sem travas para o e aprendizado da música.

4 comentários:

Cerumano disse...

poxa carlinhos, se superou as suas espéctativas imagina as minhas então, foi simplismente a mais envolvente oficina que já participei, uma bagagem como aquela que vc nos passou em tão pouco tempo nunca me foi passada! a oficina foi linda,e o show mais ainda!e aqules convidados então?! maravilhoso..pra completar eu levei o cd que sorteou no fim do show! não podia ter sido mehor, tenha certeza que um pedacinho de vc ficou com a gente, junto com seu ensinamento"ô supremo semi Deus da percussão!"kuskauskauskauskasuas!

Victor Batista Violeiro disse...

Cumpadre Carlinhos!
Feliz Ano Todo procê, sô! Olha que belezura esta sua interação com o povo, com o seu jeito de contar a história da cultura, encantando as pessoas... Assim que se faz uma revolução com pessoas como vc, Cumpadre!! E seguimos em frente sempre! Conte sempre comigo, Rapaz!
Abraços fraternos!

Fabio Campos disse...

Rapaz,
que saudade de você, sabia? Na verdade nos falamos no SESC lá no evento dos Contadores de Histórias, mas tomamos muito pouca cachaça... E tocamos juntos menos ainda... Isso é que não podia!
Te mandei as músicas por email pra você ouvir um pouco do que já fiz fora o Gesta, pensando aí nas Minas... Sempre penso nessa terra... Adorei seus projetos e sua inserção no projeto da Telemig... Parabéns, cumpadre...
Beijos,
Fabio

- disse...

Carlinhos Ferreira é propenso a tambor. Menino repleto de fresta e pandeiro. Berimbau e inversão com latinhas de ritmo. Poesia sonora. Eta som bonito esse tal de Percuciência... lindo... maravilhoso. Próprio de homens caídos pra pedra, ligados a terra, em meio às raízes, de lado pra rio. Carlinhos Ferreira é assim. Carlinhos Ferreira revela os seios pontudos da serra sonora desse mundão chamado sertão-brasil. abraços irmão!